Afro Esporte com patrocínio da On, vai selecionar dez corredoras de alta performance para receber treinamentos em branding pessoal realizado pela Trevisan e incentivo financeiro; inscrições vão de 09 a 27 de outubro de 2024.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Afro Esporte, uma sportstech que conecta atletas pretos e pretas com a tecnologia e a inovação através do digital, firma parceria com a On, a Trevisan Escola de Negócios e o Poder360 para promover capacitação e aproximar do mercado de inovação e tecnologia, esportistas de alta performance desses grupos identitários.
> Inscrições: https://www.afroesporte.com/fund
Depois de selecionadas, as atletas terão aulas semanais, durante cinco semanas, com foco em branding pessoal, presença digital, finanças, empreendedorismo e letramento racial, finalizando com confraternização presencial de encerramento com experiência esportiva e entrega dos certificados. Neste período, as atletas ainda terão a chance de mostrar sua performance em uma corrida de rua, em que poderão se conhecer presencialmente e viver a experiência de correr usando o sistema de amortecimento exclusivo da ON, o CloudTec®
E porque a corrida?
A corrida tem se popularizado no Brasil, principalmente nos últimos anos. Dados mostram que entre 2022 e 2023, houve aumento de 20% do número de corridas de rua em todo o país e adivinha quem são as principais responsáveis por esse crescimento?
Corredoras de alta performance
As mulheres são as mulheres que dominam esse cenário com 50,24% de presença nas corridas de rua, segundo o mapa global da corrida recreativa, State of Running. Foi por isso que o Fund III vem com o objetivo de valorizar e dar suporte as atletas de ALTA PERFORMANCE, que fazem deste esporte uma parte importante de sua vida, com rotina de treinos e campeonatos, mas que ainda possuem dificuldades para viver 100% do esporte.
“Para muitas mulheres, viver do esporte ainda é um sonho, mesmo quando estamos falando de atletas de alta performance. É preciso fomentar a presença de mulheres no mundo da corrida não apenas consumindo produtos esportivos, mas também gerando oportunidades. Sonhar com patrocínio não pode ser o único caminho. Queremos através do Afro Esporte Fund fomentar a criação de negócio liderado por mulheres dentro do mercado esportivo” afirma Mia Lopes CEO da Afro Esporte
A Afro Esporte quer mostrar que existem vários caminhos possíveis para a criação de negócios dentro do esporte, como o desenvolvimento e posicionamento de marcas pessoais por meio de vários canais de divulgação, incluindo redes sociais, para gerar um maior alcance e receita da internet à comunidade.
Inscrições
As interessadas podem se inscrever entre os dias 09 a 27 de outubro através do site https://www.afroesporte.com/fund.
As 10 atletas serão selecionadas por uma banca formada por representantes da Afro Esporte, da On e da Trevisan, além de atletas convidados como a corredora Giovanna Martins e Atleta campeão Paralímpico de Paris 2024 Ricardo Mendonça e jornalistas esportivo convidado como a Repórter na Cazé TV Dayana Natale e o Ex jogador de futebol e apresentador da Sportv Grafite
AS PALESTRAS
Ministradas pela equipe da Trevisan, as palestras terão os seguintes temas:
Tema 1: Branding com foco em marca pessoal;
Tema 2:Presença digital e produção de conteúdo;
Tema 3:Finanças pessoais e precificação;
Tema 4:Empreendedorismo e produto;
Tema 5:Letramento racial.
Os encontros ocorrerão no período da noite, de forma on-line, para que todas possam participar sem interferir em suas rotinas de trabalho.
JURADAS E JURADOS:
Confira o time de peso da banca avaliadora:
SOBRE A AFRO ESPORTE
Afro Esporte é uma sportech de impacto social, focada em capacitar e aproximar esportistas e atletas negras, negros e LGBTQIAPN+ com o mercado de inovação e a tecnologia através do digital, além de conectar pessoas negras com o mundo do esporte.
Criado pela jornalista baiana e esportista, Mia Lopes, a startup resgata a história desses atletas através da produão de conteúdo, fomenta o empreendedorismo afro no setor esportivo e apoia a carreiras de atletas negros, negras e LGBTQIAPN+ através de conecão com marcas e realização de projetos para fomentar o setor.
A iniciativa surgiu em 2019, quando Mia começou a produzir conteúdos contando a história de atletas negros em seu perfil do instagram. Durante sua jornada em diferentes modalidades esportivas notou uma série de atravessamentos que afastam pessoas negras do esporte.
Durante a pandemia da Covid-19 Mia viu de perto atletas negros enfretando desafios para sobreviver vendendo marmitas, ou como motoristas de aplicativo, além de ONGs e centros esportivos comunitários fechando as portas. Foi assim que percebeu que atletas com o mínimo de conhecimento digital saíram na frente.
O que era um conteúdo no perfil da jornalista, ganhou corpo e passou a ter sua própria rede. Afro Esporte mapeou os atletas negros que iriam representar o Brasil em Tóquio e fez uma cobertura das Olimpíadas e Paralímpiadas (do sofá) com 150 mil contas alcançadas. Após essa ação o perfil da Afro Esporte passou a receber pedidos de apoio e divulgação de diversos atletas, inclusive de atletas que estavam voltando de Tóquio fazendo rifas para custear os treinos para os Jogos Olímpicos de Paris.
Assim surgiu a ideia de conectar atletas negros, negras e LGBTAIQPN+ com oportunidades do mercado esportivo e fomentar o empreendedorismo esportivo através do digital para que atletas pretos tenham mais autonomia financeira, visibilidade e se reconheçam como marcas potentes capaz de gerar renda e ter mais visibilidade.
Conheça o site da Afro Esporte, ou acompanhe os perfis da marca nas redes sociais: Instagram, tik tok e LinkedIn.
SOBRE A ON
A On nasceu nos alpes suíços com um objetivo: revolucionar a corrida e levar a todos a correr nas nuvens. Há catorze anos no mercado, a On oferece inovação revolucionária em calçados, roupas e acessórios premium para corrida de alto desempenho, atividades ao ar livre e atividades diárias. Impulsionados pelas recomendações dos clientes, a premiada inovação CloudTec®, o design com propósito e os avanços inovadores na sustentabilidade. Os produtos da On atraíram uma base de fãs global em rápido crescimento, inspirando os humanos a explorar, descobrir e sonhar.
A On está presente em mais de 60 países pelo mundo e se engaja com a comunidade digital em www.on.com.
SOBRE A TREVISAN ESCOLA DE NEGÓCIOS
Com uma trajetória de 25 anos marcada pelo pioneirismo, excelência acadêmica e compromisso com a formação de profissionais altamente capacitados, a Trevisan Escola de Negócios é uma das principais instituições de ensino superior do País. Seus cursos de graduação, pós-graduação e de curta duração possuem alunos em todos os estados do Brasil, além do exterior, com uma metodologia exclusiva e 100% digital. Além disso, possui dezenas de clientes corporativos que contratam a Trevisan para capacitar seus profissionais em programas “ in company”. A instituição é a única escola de negócios do Brasil que teve origem a partir de uma empresa. Diante disso, conta com um corpo docente formado por professores com atuação no mundo dos negócios, além do acadêmico, criando um ambiente de aprendizado alinhado com a realidade empresarial. Essa característica também está presente na Trevisan Editora, criada para lançar publicações que mesclam o embasamento teórico com o mercado profissional.
SOBRE O PODER360
A história do Poder360 começou em 18 de abril de 2000. Foi nessa data que o jornalista Fernando Rodrigues passou a publicar uma página sobre assuntos políticos, com o seu nome. Esse website nunca deixou de ser atualizado. Passou por várias reformulações e transformou-se, ao final, no Poder360. Trata-se, portanto, da operação jornalística nativa digital sobre política e assuntos do poder mais antiga em atividade contínua na internet brasileira. O site de Fernando Rodrigues passou a ser o jornal digital Poder360 em 22 de novembro de 2016 –em fase experimental. Em janeiro de 2017, foi lançado oficialmente.
O modelo de negócios do jornal digital se inspira nas melhores práticas de empresas nativas digitais dos Estados Unidos, surgidas no século 21, como o Politico e o Axios. O jornal digital acompanha de perto e diariamente o poder – economia, Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), regulamentação, negócios (públicos e privados) nas áreas de esporte, tecnologia, energia, saúde, infraestrutura, agronegócio, empreendedorismo, entre outros temas. A cobertura é feita por uma equipe que pratica jornalismo profissional, com princípios editoriais claros e compromisso inarredável com o interesse público e com a democracia.
Conhece alguma corredora que se encaixa nesse perfil?
Manda pra ela!
Dúvidas podem ser enviadas no e-mail contato@afroesporte.com ou pelo instagram:
Comments