Capoeira na praia

Conheça alguns coletivos pretos de esporte espalhados pelo Brasil

MAPA AFRO ESPORTE

Sufistas Negras - RJ

Sufistas Negras - RJ

Criado por Érica Prado, jornalista e ex-surfista profissional, o grupo Surfistas Negras busca criar mais representatividade negra no mundo do surf e dar visibilidade às surfistas negras. O movimento foi criado em 2019 e já promoveu diversas ações, como o primeiro encontro de surfistas negras do Brasil, rodas de conversa, Conexão com seu Oceano interno, aulas de surfe. Com o intuito de estimular que mais mulheres mergulhem no surf.

Afro Game - RJ

Afro Game - RJ

Criado em 2019, o Afro Games é uma iniciativa idealizada pelo Grupo Cultural Afroreggae em parceria com a Chantilly Produções. O Afro Games é o primeiro centro de formação de atletas de E-sports em favelas do mundo. O objetivo principal utilizar a educação e a tecnologia como estratégias para transformação social e geração de renda por meio da criação do primeiro time profissional de eSports dentro de uma favela no mundo e de um centro de eSports que forma atletas.

Bici Preta - BA

Bici Preta - BA

O projeto começou em 2015 como um Bike-Café-Poético. Criado pelas amigas Lívia Suarez e Maylu Isabel, o negócio cresceu e criou o projeto “Preta, Vem de Bike”. A iniciativa ensinou mais de 400 mulheres a pedalar. Assim nasceu A Bici Preta, um empreendedorismo social que incentiva o uso da bike como modal de transporte sustentável que ajuda na independência financeira de mulheres negras. Além de aulas de bicicleta, workshops e eventos, a Bici Preta possui aluguel de bike, oficina e city tour...

Pretos Run - SP

Pretos Run - SP

A comunidade Pretos Run foi fundada por Beto Tavares e conta com o apoio de Aline Inocencio e Jean Leite para puxar os corres pelas ruas do centro de São Paulo. O projeto nasce com a finalidade de conectar as comunidades pretas , LGBTQIA+ e todis que compactuam com a liberdade da diversidade. A cor da pele nos conecta e a corrida também, independente do seu nível físico você não ficará para trás,juntos vamos mais longe.Os treinos de corrida variam de 3k, 5k e práticas que conectam yoga e meditaç

Ubutun Yoga - SP/BA

Ubutun Yoga - SP/BA

Fundado pela instrutora de yoga, tecidista e dançarina Tati Cassiano, a Ubuntu Yoga é um espaço de acolhimento especialmente para pessoas negras na diáspora, que estão em busca de conexão, autoconhecimento e de conexão com nosso corpo e espírito por meio da yoga. Através de rodas, encontros em parque regado a muitas trocas de saberes ancestrais. Se engana quem pensa que o foco é apenas yoga, o grupo promove atividades de pilates e kick boxing no eixo Salvado e EssepÊ, tudo com visão afro centrad

Prjctrun - SP

Prjctrun - SP

Fundado por Débora Taylor e Ton Hamilton, o prjct run surgiu para promover a questões raciais no mundo da corrida. No grupo, não importa o preparo físico ou idade, o Prjct run é um grupo Crew, ou seja, um grupos de corrida focados apenas no prazer da atividade física. Nada de planilhas de treinos ou preocupação com paces, o importante é se divertir. Para ser acessível, os encontros acontecem no centro de São Paulo, então, se você cruzar com uma galera preta correndo é o Prjctrun.

O Clube Náutico Cruz e Sousa

O Clube Náutico Cruz e Sousa

O Clube Náutico Cruz e Sousa surgiu em Itajaí em 1919, formado apenas por portuários negros, que não eram aceitos nos outros dois clubes da cidade. O nome escolhido foi uma homenagem ao poeta negro Cruz e Souza. O grupo era dirigido por um grupo de mulheres negras. Na época, a presidenta do clube Etelvina Vieira realizava bingos para cobrir as despesas elevadas para um clube de operário. Em 1930 o clube encerrou as suas atividades. Esse grupo está extinto.

Negritude Outdoor

Negritude Outdoor

Fruto do engajamento de dois amigos, o sociólogo Denilson Silva e o designer Leonardo Ferreira, o coletivo Negritude Outdoor promove o encontro de pessoas pretas para praticarem as modalidades de esportes de aventura, dentre elas rapael, escalada, montanhismo, trekking e corrida extrema. Pode ficar tranquila, não precisa ser um super profissional, a inciativa abraça todos os níveis dos amadoras, entusiastas que simplesmente gostam de estar na natureza.

Conecte-se Club Fit

Conecte-se Club Fit

A ConecteSe Club Fit surgiu com a proposta de ser a primeira plataforma conectada com a identidade étnica com foco em fitness, saúde, bem estar e qualidade de vida. Criado pela jornalista Tati Sacramento para romper com a pouquíssima ou quase nenhuma representatividade no setor de bem estar. O ConecteSe Club Fit possui o método que busca criar uma rotina saudável, através do Protocolo AMEE: Alimentação, Mentalidade, Exercício e Emocional. O grupo é formada por uma equipe interdisciplinar.

Corredoras Cacheadas - SP

Corredoras Cacheadas - SP

Logo depois da gravidez e de meu retorno às atividades físicas tive a ideia de criarmos uma conta no instagram onde pudéssemos compartilhar nossos treinos, receber incentivo e motivar as pessoas. Apesar da ideia ser minha, no começo a Tais que alimentava mais o perfil enquanto eu sumi por um tempo, pois não conseguia manter uma regularidade nos treinos tempo (mãe de primeira viagem com recém-nascido…rs ). Ter essa rede foi até uma forma de incentivo pra organizar a rotina e voltar a treinar.

Associação Desportiva Lusaca - BA

Associação Desportiva Lusaca - BA

A Associação Desportiva Lusaca é um clube Afro-baiano que resgata as raízes africanas através do esporte. Fundado em 2007, por Ruan Conceição Santos com foco em representar e enaltecer a cultura afro-baiana. O nome vem do povo Lusaka, a capital da Zâmbia, país africano. A camisa é cheia de significado e força, no centro do escudo tem um caboclo, um símbolo da Independência da Bahia e as cores, verde, amarelo e vermelho é uma homenagem aos países africanos. Além de revelar inúmeras jogadoras.

Afro Fitness

Afro Fitness

O projeto Afro Fit surgiu em 2019, fundado por Luciana Dorneles, Kauê Kamau e Gelson Vidarte Júnior. Através de conversas informais entre coletivos de pessoas pretas, surgiu a necessidade de tratar sobre a saúde da população negra através da prática de exercícios. O grupo realiza encontros em praças e parques para a prática de treinamento funcional, utilizando apenas o peso corporal.

Ubutun Corrida - SP

Ubutun Corrida - SP

Grupo de corrida de rua idealizado por Alison Oliveira. O grupo realiza encontro em áreas urbanas de São Paulo e tudo acontece através do aplicativo Strava no qual Alison organiza as corridas e reúne a galera preta para o corre.

Siriricas - SP

Siriricas - SP

O Siriricas é um coletivo formado por mulheres pretas com a intenção de compartilhar vivências e formar uma rede de apoio e fortalecimento. Em 2021, a convite da Adidas, formaram uma comunidade no projeto adidas Runners onde o objetivo era introduzir a atividade física na rotina das mulheres negras de forma com isso as ajudassem no bem estar e autocuidado. Hoje a comunidade do Siriricas realiza treinos todos os sábados às 09h no minhocão e através disso mostram possibilidades para mulheres.

Vamos fazer essa rede crescer
Batendo bola ao pôr do sol
Conhece algum grupo afro esportivo ou quer ser uma colaboradora ou colaborador Afro Esporte? Vem fazer essa rede crescer.
#SomosAfroEsporte

Obrigade!