Conheça alguns coletivos pretos de esporte espalhados pelo Brasil
MAPA AFRO ESPORTE
Sufistas Negras - RJ
Criado por Érica Prado, jornalista e ex-surfista profissional, o grupo Surfistas Negras busca criar mais representatividade negra no mundo do surf e dar visibilidade às surfistas negras. O movimento foi criado em 2019 e já promoveu diversas ações, como o primeiro encontro de surfistas negras do Brasil, rodas de conversa, Conexão com seu Oceano interno, aulas de surfe. Com o intuito de estimular que mais mulheres mergulhem no surf.
Afro Game - RJ
Criado em 2019, o Afro Games é uma iniciativa idealizada pelo Grupo Cultural Afroreggae em parceria com a Chantilly Produções. O Afro Games é o primeiro centro de formação de atletas de E-sports em favelas do mundo. O objetivo principal utilizar a educação e a tecnologia como estratégias para transformação social e geração de renda por meio da criação do primeiro time profissional de eSports dentro de uma favela no mundo e de um centro de eSports que forma atletas.
Bici Preta - BA
O projeto começou em 2015 como um Bike-Café-Poético. Criado pelas amigas Lívia Suarez e Maylu Isabel, o negócio cresceu e criou o projeto “Preta, Vem de Bike”. A iniciativa ensinou mais de 400 mulheres a pedalar. Assim nasceu A Bici Preta, um empreendedorismo social que incentiva o uso da bike como modal de transporte sustentável que ajuda na independência financeira de mulheres negras. Além de aulas de bicicleta, workshops e eventos, a Bici Preta possui aluguel de bike, oficina e city tour...
Pretos Run - SP
A comunidade Pretos Run foi fundada por Beto Tavares e conta com o apoio de Aline Inocencio e Jean Leite para puxar os corres pelas ruas do centro de São Paulo.
O projeto nasce com a finalidade de conectar as comunidades pretas , LGBTQIA+ e todis que compactuam com a liberdade da diversidade.
A cor da pele nos conecta e a corrida também, independente do seu nível físico você não ficará para trás,juntos vamos mais longe.Os treinos de corrida variam de 3k, 5k e práticas que conectam yoga e meditaç
Ubutun Yoga - SP/BA
Fundado pela instrutora de yoga, tecidista e dançarina Tati Cassiano, a Ubuntu Yoga é um espaço de acolhimento especialmente para pessoas negras na diáspora, que estão em busca de conexão, autoconhecimento e de conexão com nosso corpo e espírito por meio da yoga. Através de rodas, encontros em parque regado a muitas trocas de saberes ancestrais. Se engana quem pensa que o foco é apenas yoga, o grupo promove atividades de pilates e kick boxing no eixo Salvado e EssepÊ, tudo com visão afro centrad
Prjctrun - SP
Fundado por Débora Taylor e Ton Hamilton, o prjct run surgiu para promover a questões raciais no mundo da corrida. No grupo, não importa o preparo físico ou idade, o Prjct run é um grupo Crew, ou seja, um grupos de corrida focados apenas no prazer da atividade física. Nada de planilhas de treinos ou preocupação com paces, o importante é se divertir. Para ser acessível, os encontros acontecem no centro de São Paulo, então, se você cruzar com uma galera preta correndo é o Prjctrun.
O Clube Náutico Cruz e Sousa
O Clube Náutico Cruz e Sousa surgiu em Itajaí em 1919, formado apenas por portuários negros, que não eram aceitos nos outros dois clubes da cidade. O nome escolhido foi uma homenagem ao poeta negro Cruz e Souza. O grupo era dirigido por um grupo de mulheres negras. Na época, a presidenta do clube Etelvina Vieira realizava bingos para cobrir as despesas elevadas para um clube de operário. Em 1930 o clube encerrou as suas atividades. Esse grupo está extinto.
Negritude Outdoor
Fruto do engajamento de dois amigos, o sociólogo Denilson Silva e o designer Leonardo Ferreira, o coletivo Negritude Outdoor promove o encontro de pessoas pretas para praticarem as modalidades de esportes de aventura, dentre elas rapael, escalada, montanhismo, trekking e corrida extrema. Pode ficar tranquila, não precisa ser um super profissional, a inciativa abraça todos os níveis dos amadoras, entusiastas que simplesmente gostam de estar na natureza.
Conecte-se Club Fit
A ConecteSe Club Fit surgiu com a proposta de ser a primeira plataforma conectada com a identidade étnica com foco em fitness, saúde, bem estar e qualidade de vida. Criado pela jornalista Tati Sacramento para romper com a pouquíssima ou quase nenhuma representatividade no setor de bem estar. O ConecteSe Club Fit possui o método que busca criar uma rotina saudável, através do Protocolo AMEE: Alimentação, Mentalidade, Exercício e Emocional. O grupo é formada por uma equipe interdisciplinar.
Corredoras Cacheadas - SP
Logo depois da gravidez e de meu retorno às atividades físicas tive a ideia de criarmos uma conta no instagram onde pudéssemos compartilhar nossos treinos, receber incentivo e motivar as pessoas. Apesar da ideia ser minha, no começo a Tais que alimentava mais o perfil enquanto eu sumi por um tempo, pois não conseguia manter uma regularidade nos treinos tempo (mãe de primeira viagem com recém-nascido…rs ). Ter essa rede foi até uma forma de incentivo pra organizar a rotina e voltar a treinar.
Associação Desportiva Lusaca - BA
A Associação Desportiva Lusaca é um clube Afro-baiano que resgata as raízes africanas através do esporte. Fundado em 2007, por Ruan Conceição Santos com foco em representar e enaltecer a cultura afro-baiana. O nome vem do povo Lusaka, a capital da Zâmbia, país africano. A camisa é cheia de significado e força, no centro do escudo tem um caboclo, um símbolo da Independência da Bahia e as cores, verde, amarelo e vermelho é uma homenagem aos países africanos. Além de revelar inúmeras jogadoras.
Afro Fitness
O projeto Afro Fit surgiu em 2019, fundado por Luciana Dorneles, Kauê Kamau e Gelson Vidarte Júnior. Através de conversas informais entre coletivos de pessoas pretas, surgiu a necessidade de tratar sobre a saúde da população negra através da prática de exercícios. O grupo realiza encontros em praças e parques para a prática de treinamento funcional, utilizando apenas o peso corporal.
Ubutun Corrida - SP
Grupo de corrida de rua idealizado por Alison Oliveira.
O grupo realiza encontro em áreas urbanas de São Paulo e tudo acontece através do aplicativo Strava no qual Alison organiza as corridas e reúne a galera preta para o corre.
Siriricas - SP
O Siriricas é um coletivo formado por mulheres pretas com a intenção de compartilhar vivências e formar uma rede de apoio e fortalecimento. Em 2021, a convite da Adidas, formaram uma comunidade no projeto adidas Runners onde o objetivo era introduzir a atividade física na rotina das mulheres negras de forma com isso as ajudassem no bem estar e autocuidado. Hoje a comunidade do Siriricas realiza treinos todos os sábados às 09h no minhocão e através disso mostram possibilidades para mulheres.