#SOMOSAFROESPORTE
Aceleramos a carreira de pessoas pretas do universo esportivo através do empreendedorismo afro esportivo.
AFRO ESPORTE é a 1º sportstech de impacto social, focada em capacitar e aproximar esportistas e atletas negras, negros e LGBTQIAPN+ com o mercado de inovação e a tecnologia através do digital, além de conectar pessoas negras com o mundo do esporte.
Nossa missão é resgatar a história de atletas pretes e LGBTQIA+, motivar para que mais pessoas pretas mergulhem no universo esportivo e incentivar o empreendedorismo esportivo. Queremos fortalecer a presença de pessoas pretas do sertor esportivo no universo digital.
Assim como você brilha na quadra, no campo, no ringue, no octagon ou nas pistas.... queremos que você possa brilhar e gerar receita no digital.
Atuamos como um HUB de soluções para pessoas pretas no universo esportivo, oferecendo um espaço com a mais diversa soluções para atletas pretos de alto rendimento, marcas esportivas ou pessoas negras que buscam um esporte para se apaixonar.
CEO FUNDADORA & CFO
Mia Lopes, jornalista, CEO e Fundadora da Afro Esporte, creator e fundadora do #NósNoCorre, movimento que busca tornar o universo das corridas de rua mais diverso e acolhedor. Destacou-se como apresentadora e diretora de conteúdo na TV Câmara Salvador, recebeu o Prêmio Maria Felipa que premia mulheres negras jornalistas, integrou o grupo de Mulheres Jovens Líderes da ONU Mulheres e foi head of Innovation na agência Matilda, atletas amadora, apaixonada por esporte é corredora, ciclista e amante do pugilismo.
Keise Oliver, homem trans, administrador financeiro e técnicas em logística, CFO da Afro Esporte, entusiasta em finanças, gestão pessoal e de carreira com mais de 10 anos de experiência em finanças, corredor e apaixonado por basquete.
A iniciativa surgiu em 2019, quando Mia começou a produzir conteúdo contando histórias de atletas negros em seu perfil do Instagram. Durante sua jornada em diferentes modalidades esportivas notou uma série de atravessamentos que afastam pessoas negras do esporte.
Durante a pandemia da Covid-19 Mia viu de perto atletas negros enfrentando desafios para sobreviver vendendo marmitas, ou como motoristas de aplicativo, além de ONGs e centros esportivos comunitários fechando as portas. Foi assim que percebeu que atletas com o mínimo de conhecimento digital saíram na frente.
O que era um conteúdo no perfil da jornalista, ganhou corpo e passou a ter sua própria rede. Afro Esporte mapeou os atletas negros que iriam representar o Brasil em Tóquio e fez uma cobertura das Olimpíadas e Paralímpiadas (do sofá) com 150 mil contas alcançadas. Após essa ação o perfil da Afro Esporte passou a receber pedidos de apoio e divulgação de diversos atletas, inclusive de atletas que estavam voltando de Tóquio fazendo rifas para custear os treinos para os Jogos Olímpicos de Paris.
Assim surgiu a ideia de agenciar atletas negros, negras e LGBTAIQPN+ e fomentar o empreendedorismo esportivo através do digital para que atletas pretos tenham mais autonomia financeira, visibilidade e se reconheçam como marcas potentes capaz de gerar renda e ter mais visibilidade.
#Nosso Time
O Afro Esporte é composto por um time diverso de pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas brancas comprometidas com a causa, com três núcleos de atuação: Salvador, São Paulo e Minas Gerais.
Weder Pires, educador físico e coordenador pedagógico de atividades esportivas.
Olímpia Gomes, licenciatura em letras com inglês e tradutora
Marina Virgílio, jornalista e analista de Inbound Marketing