
Nosso Instituto nasceu
O Instituto Afroesporte é uma organização sem fins lucrativos criada para fortalecer o protagonismo de atletas negros no Brasil, por meio do empreendedorismo esportivo, da aceleração de carreira e do desenvolvimento de talentos dentro e fora das quadras, pistas e campos.
A Afroesporte nasceu de uma idealização da jornalista e produtora de conteúdo Mia Lopes, com a missão de resgatar a história de atletas pretas e pretos, e LGBTQIA+, motivar para que mais pessoas pretas mergulhem no universo esportivo e promover o empreendedorismo esportivo. Nesses quase 5 anos de existência, o principal objetivo foi fortalecer a presença de pessoas pretas do setor esportivo no universo digital.
O Projeto Jagun Esportes nas Comunidades foi o primeiro realizado pelo nosso instituto, em parceria com o Instituto CADES, através da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio master do Nubank e apoio da Afro Esporte. Iniciado em setembro de 2024 em Parelheiros e expandido em 2025 para Marsilac e Paraisópolis, o projeto tem como diferencial uma metodologia que vai além da prática esportiva.
As aulas de boxe e tênis são acompanhadas de formações transversais em Finanças, Letramento Racial e Produção de Conteúdo, que representam o grande diferencial da Afro Esporte ao integrar esporte, educação e cidadania. Essa combinação fortalece o desenvolvimento integral dos jovens, ampliando repertórios e preparando-os para desafios dentro e fora das quadras.