top of page

Retrospectiva de projetos em 2025

Afroesporte cria Instituto, realiza projetos em comunidades em São Paulo, participa de eventos e lança a 4ª edição do Afroesporte Fund.


Frutífero. Próspero. Gratificante. É assim que a equipe da Afroesporte define este ano de 2025. Foram muitos os projetos entregues que reafirmaram a certeza de que é necessários trazer a pauta racial ao esporte e apoiar os atletas negros para além de patrocínio financeiro: com suporte psicológico, mentorias e treinamentos.


Como diz Ângela Davis: "Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela". O mesmo podemos dizer sobre os atletas negros no universo esportivo.


Continue a leitura e veja tudo que foi feito em 2025. E que venha 2026 com muitos mais projetos e marcas parceiras.


Jagun Esportes nas Comunidades com patrocínio da Nubank


O projeto Jagun Esportes nas Comunidades foi realizado em parceria com o Instituto CADES, através da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio master Nubank e conta com apoio da Afro Esporte.


A metodologia utilizou equipamentos pedagógicos desenvolvidos especificamente para a iniciação nas práticas esportivas de uma forma geral, e visa a adaptação das características das modalidades esportivas aos iniciantes. 


Neste ano de 2025, o projeto foi realizado nos bairros de Paraisópolis e Marsilac.


Veja algumas matérias que fizemos sobre as principais ações do projeto:



E ainda teve matéria na mídia:


ree

Criação do Instituto Afroesporte


A Afroesporte nasceu de uma idealização da jornalista e produtora de conteúdo Mia Lopes, com a missão de resgatar a história de atletas pretas e pretos, e LGBTQIA+, motivar para que mais pessoas pretas mergulhem no universo esportivo e promover o empreendedorismo esportivo. Nesses quase 5 anos de existência, o principal objetivo foi fortalecer a presença de pessoas pretas do setor esportivo no universo digital.


O Instituto Afroesporte é uma organização sem fins lucrativos criada para fortalecer o protagonismo de atletas negros no Brasil, por meio do empreendedorismo esportivo, da aceleração de carreira e do desenvolvimento de talentos dentro e fora das quadras, pistas e campos.


Queremos mudar a lógica de exclusão e escassez que marca o esporte brasileiro, criando um ecossistema mais justo, potente e conectado. Porque quando atletas negros prosperam, o esporte inteiro ganha.


“Com o Instituto Afroesporte, damos um passo além para transformar ainda mais vidas. A ideia é ampliar nosso alcance, atuando em parcerias com outras ONGs e institutos. Eu acredito no poder do coletivo — juntos, vamos fazer do esporte um verdadeiro motor de mudança social.” — Mia Lopes.

Equipe Afroesporte - Da esquerda para a direita: o Coordenador de Projetos, Weder Pires, Gerente de Comunicação, Mariana Virgílio, o CFO, Keise Oliver e a CEO, Mia Lopes.
Equipe Afroesporte - Da esquerda para a direita: o Coordenador de Projetos, Weder Pires, Gerente de Comunicação, Mariana Virgílio, o CFO, Keise Oliver e a CEO, Mia Lopes.




Leia a matéria completa aqui: Afroesporte cria Instituto



Nós No Corre promove ações solidárias em SP



ree

O Nós No Corre é um grupo de corrida que nasceu dentro do Afro Esporte com o objetivo de democratizar a corrida de rua. Neste ano, o grupo organizou duas ações solidárias em São Paulo:



Para encerrar o Mês da Mulher, no dia 30 de março, o grupo de corrida “Nós No Corre” organizou uma ação para incentivar a doação de absorventes para pessoas em situação de rua em São Paulo. 




Neste dia, não teve corrida na rua ou número de km's percorrido. No dia 31 de maio, os integrantes do grupo “Nós no Corre” marcaram presença no Banco de Sangue de São Paulo e o número celebrado é outro: o de vidas que podem ser salvas. 



Afroesporte Fund 4 - Edição Estrelas


Neste ano, tivemos o prazer em anunciar a 4ª edição do Afroesporte Fund, o primeiro fundo de apoio ao empreendedorismo no setor esportivo com foco no desenvolvimento econômico de atletas negros.


Nesta edição, o programa está combinando apoio financeiro mensal, formação prática e rede de suporte com psicólogo e mentoria financeira por 12 meses, priorizando a permanência no alto rendimento e a transformação de performance esportiva em projeto de vida. A edição tem patrocínio da Betano. Veja tudo que rolou aqui.



ree

Leia mais:


Encerramos o ano já com o primeiro encontro presencial, cheio de alegria e aprendizados, com um ótimo treinamento de Media Training. Veja AQUI.



Participações em eventos e projetos



ree


>> Roda de conversa sobre a consciência negra na Betano


A CEO da Afroesporte, Mia Lopes, participou da roda de conversa Consciência e Movimento, um roda segura e sincera ao lado de Mafoane e Renato Soares, onde a consciência negra encontrou espaço para respirar e para mover.







>> Ação de corrida a convite do SESC São Paulo


A ação foi parte do projeto do SESC chamado Trajetos e Pretextos, com o foco de ressignificar os espaços públicos da cidade. E, desta vez, o espaço escolhido foi o Minhocão. Durante a corrida os participantes foram provocados a observar o ambiente e, ao final, puderam compartilhar em conjunto suas percepções e sensações.



__________________________


Estamos cheios de animação para o próximo ano!


Seja parte dessa história.


Quer apoiar o Instituto Afroesporte e fortalecer o futuro de atletas negros no Brasil?

Apoiar é simples: compartilhe, indique, invista!

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page