top of page

Veja o encerramento do Afro Esporte Fund II

Atualizado: 15 de mar.

Em parceria com a Decathlon, o evento aconteceu na sede da empresa, na Paulista e contou com a presença das 10 jogadoras e empreendedoras selecionadas. Elas participaram e oficinas e finalizaram o dia com uma partida de futebol



O projeto começou no início de agosto e, toda semana, elas tiveram aulas online com temas diversos, com foco em melhorarem seus desenvolvimentos profissionais e se enxergarem como uma marca empreendedora.


Olha só esse time de peso:


  • Masterclass 1 - Branding e Marca pessoal com Maria Teresa

  • Masterclass 2 - Letramento racial com Mario Aranha

  • Masterclass 3 - Empreendedorismo com Daiane Almeida

  • Masterclass 4 - Planejamento financeiro com Átila Lima

  • Masterclass 5 - Saúde mental com Black Coach Cipriano



O evento de encerramento




Nada de telas, o encerramento teve o calor de um abraço corpo a corpo, e muitas risadas e trocas de experiências








  • Recepção


O encontrou começou às 8h da manhã, com uma confraternização coletiva e, logo depois, uma apresentação conduzida pela equipe do Afro Esporte e da Decathlon.


O momento também contou com a apresentação dos produtos Kipsta pelo Diretor Comercial, Danilo Silva. A Kipsta é uma marca original da Decathlon e busca promover a disseminação do esporte com produtos de qualidade e que são acessíveis economicamente. E para confirmar isso, todas ganharam um Kit com chuteiras, meias, blusa, short e fita para o cabelo, além de uma bola que está sendo lançada agora no mercado. Elas foram umas das primeiras a testar.






Punho de Ouro Afro Esporte


Momento à parte, o evento marcou o lançamento do Selo Punho de Ouro Afro Esporte. Um prêmio simbólico, que busca reconhecer e homenagear pessoas, marcas e projetos que valorizam e constroem oportunidades para de pessoas negras no setor esportivo.







  • Oficina de expressão corporal - Carol Ueno


Aqui, tiveram contato com exercícios que ajudam na saúde da voz, combinada com a importância de saber posicionar seu corpo, entender que o “corpo fala” e que nossa forma de se expressar diz muito, mesmo que quietas.





  • Media Training - Mia Lopes


Nessa oficina, as participantes tiveram contato com equipamentos, técnica de expressão oral e instruções para se posicionarem bem em uma entrevista ou palestras. Em clima descontraído, elas revezaram entre entrevistadora e entrevistaram e puderam testar suas habilidades.






  • Sessão de Fotos


Depois do almoço e com o kit Kipsta em mãos, foi a hora de se arrumarem e deu início a sessão de fotos. Cada participante tirou fotos individuais que puderam usar em seus projetos pessoas e fotos com todo o time.


O momento foi marcado por muita descontração e, claro, uma partida de futebol com colaboradoras da equipe da Decathlon para finalizar.


Placar final: todas saíram vencedoras!







  • Encerramento com os certificados


Depois do jogo, encerramos em grande estilo com a entrega do certificado de participação para cada uma delas. Foi mais um momento emocionante, em que cada uma fez questão de dar seu depoimento, arrancando sorriso e lágrimas de todos que estavam presentes.






Confira os depoimentos emocionantes das participantes:






“Afro Esporte, a partir de hoje, é para a vida. Entendi a importância de me posicionar e melhorar a forma de me comunicar”.








“O que mais me marcou foram os desafios. A partir de agora eu quero me desafiar todos os dias e viver, aproveitando todas as oportunidades da melhor forma”.








“Eu tinha muito projeto na gaveta e a Afro Esporte fez com que eu começasse a tirá-los, trabalhar neles, isso me renovou como profissional e como pessoa”.







“Foi um mês incrível que veio no momento certo, que eu

estava precisando. E agora é tirar do papel os sonhos que estavam guardados. Só tenho gratidão por ter participado desse projeto.”










“Foi muito importante porque me fez me entender como mulher preta e empreendedora, e me colocou nesse lugar tão importante que estou me vendo. Foi um mês para me reencontrar de fato”.










“O que mais me marcou foi pensar na formação do atleta e, principalmente, do atleta negro. É muito importante conhecer pessoas que apoiam o empreendedor negro da periferia e da várzea”.






“Para mim, todas as aulas foram incríveis, e cada uma delas me curou um pouco dos bloqueios que eu tinha. Agora eu me sinto mais preparada, tanto para o mercado quanto para enfrentar as adversidades e desafios do dia a dia. E tudo isso batendo no peito que sou uma mulher preta e vou fazer a diferença para os meus filhos, a minha família e a minha comunidade”.







“O projeto me tirou da bolha. Eu era muito presa, principalmente em relação ao empoderamento negro, e a Mia Lopes e as meninas me tiraram dessa casinha. Me abriu para ideias e projetos, e fez eu me comprometer com coisas que eu nunca pensaria. Estou feliz em ter chegado nesse projeto”.







“Tudo foi muito relevante e importante, mas as pessoas que a gente trabalhou, trazendo muito conteúdo, ter acesso a essas pessoas, foi para mim foi a melhor coisa.










“Além de todos os encontros do Masterclass, o que mais me marcou foi todo o acolhimento que tive aqui, eu me senti aberta e à vontade”.








Você é um(a) atleta negro(a) e quer saber como melhorar seu posicionamento como marca? Converse com a gente.





Texto: Mariana Virgílio | Equipe Afro Esporte

Revisão: Mia Lopes | Equipe Afro Esporte

Crédito fotos: Henrique Cruz | Decathlon


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page