top of page
Foto do escritorMariana Virgílio

Afro Esporte na Corrida da Consciência Negra


Pelo segundo ano consecutivo, Afro Esporte marca presença na Corrida e Caminhada da Consciência - 2024, que será realizada no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, em São Paulo. 



Afro Esporte participa da Corrida da Consciência Negra.


Ano passado levamos mais de 60 pessoas diversas para ocupar esse espaço. Este ano é o primeiro em que o Dia da Consciência Negra é feriado nacional e, por isso, torna a ação ainda mais especial, possibilitando que mais pessoas possam participar. 


“Muitas corridas bem mais caras esgotam as inscrições,  mas quando a causa envolve o combate ao racismo fica ainda mais difícil a adesão. Todo ano cancelamos a nossa corrida mensal que acontece uma vez no mês no Minhocão, para concentrar forças na Corrida e Caminhada da Consciência. Essa é a nossa forma de apoio a uma corrida que veste uma causa tão especial.” Mia Lopes CEO da Afro Esporte e fundadora do Nós No Corre


Equipe Afro Esporte na Corrida da Consciência Negra.


O evento começa às 7h na Praça Charles Muller, no Pacaembu. Serão 3km para a caminhada e 5km e 10km para a corrida. A Universidade Zumbi dos Palmares é uma das organizadoras do evento e convocou vários embaixadores para participarem desta ação tão especial. 






Dentre eles estão: Robson Caetano, medalhista olímpico e lenda do esporte nacional. Outro embaixador é o ator Carlos de Niggro, que correu ano passado como participante do “Nós No Corre” (projeto de corrida da Afro Esporte). Conversamos com ele sobre a importância da corrida.


“A prática do esporte pra mim é sinônimo de autoestima, saúde e superação. Antes de ser ator, durante parte da minha adolescência, eu dançava Break e essa modalidade de dança exigia da gente uma boa condição física, devido aos seus movimentos complexos. Ano passado recebi do “Nós No Corre” o presente de participar da "Corrida da Consciência Negra”, na categoria 5km. Foi oficialmente a minha primeira corrida de rua. Foi uma experiência sensacional. Primeiro, porque a corrida em si quebrou alguns dos paradigmas que eu tinha. Eu achava que as pessoas entravam nesses eventos para ganhar a qualquer custo, mas não! Lá pude perceber um excelente espírito esportivo, pessoas animadas, ajudando. Fiquei completamente apaixonado pelo esporte. Entendi finalmente naquele dia, porque as pessoas que correm são felizes. Valeu muito a pena”.
Carlos de Niggro na Corrida da Consciência Negra.





Carlos ainda contou pra gente sobre o convite para ser embaixador e a expectativa para a corrida deste ano. 








“O convite para ser Embaixador da Faculdade Zumbi dos Palmares partiu do Eliabe Visa que é responsável pela Comunicação da Instituição. Eu, como profissional da Cultura, amante do Esporte e defensor da Educação me senti privilegiado e honrado pelo convite. A Zumbi é a única Instituição voltada para pessoas pretas na América Latina e que está a 20 anos nessa luta. Fazer parte desse time me enche de orgulho, e espero contribuir para que mais pessoas se sintam motivadas ao estudo e à formação. A Educação e a Cultura ainda são as nossas maiores armas na luta contra a desigualdade. Espero que a corrida deste ano tenha o mesmo espírito esportivo e acolhedor do ano passado. Assim, se tiver um marinheiro de primeira viagem como eu fui no ano passado, que essa pessoa possa se sentir pertencente àquele lugar e que seja fisgada pelo poder do esporte.”


Para saber mais e se inscrever, clique aqui ou acompanhar no instagram: Perfil - Corrida da Consciência

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page