Jovens e adolescentes de Parelheiros recebem aulas gratuitas de boxe e tênis na comunidade
Desde setembro os jovens e adolescentes de Parelheiros encontraram uma nova oportunidade para colocar o corpo em movimento: aulas de boxe e tênis, de forma gratuita com todo o material e cuidado necessário. As aulas acontecem no Espaço Cultural Dona Xica e continuam com matrículas abertas, para quem quiser começar.
O projeto chama Jagun Esportes nas Comunidades e é realizado em parceria com o Instituto CADES, através da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio master Nubank e conta com apoio da Afro Esporte. Essa união de forças tem o objetivo de estimular a relação com os esportes, promovendo um desenvolvimento social, educacional e econômico com um toque de empreendedorismo e inovação.
“O impacto do projeto Jagun Esportes nas comunidades está sendo realmente significativo. A cada dia, vemos o entusiasmo das crianças e a alegria com que elas participam do projeto. As oficinas estão proporcionando novas experiências e abrindo portas para diferentes perspectivas, deixando nelas um sentimento de possibilidade e o incentivo para sonhar com conquistas futuras". - Weder Pires - Coordenador do projeto
A metodologia do projeto
A duração do projeto é prevista para 6 meses nesta comunidade e, mais seis meses em uma segunda, que ainda está em negociação. Ao fim do projeto todo o material utilizado para o desenvolvimento das atividades será doado às comunidades, para que as funções primordiais do projeto tenham continuidade. A ideia é conectar esporte com inovação e empreendedorismo. É aí que entra a Afro Esporte, até o final do ano a comunidade de Parelheiros irá receber as oficinas de finanças e empreendedorismo para ajudar a comunidade a criar atividades para monetizar e assim gerar uma renda complementar para o projeto.
A metodologia se vale da utilização de equipamentos pedagógicos desenvolvidos especificamente para a iniciação nas práticas esportivas de uma forma geral, e visa a adaptação das características das modalidades esportivas aos iniciantes.
"O Jagun Esportes em Parelheiros está sendo muito bem aceito e é extremamente importante para a região, pois quase não há projetos esportivos disponíveis lá. E, já mostra uma melhora significativa na participação e no engajamento das crianças, que adoram as aulas. Além disso, o projeto promove o empoderamento da comunidade, tornando as crianças felizes e contribuindo para que adultos tenham uma melhor autoestima. É igualmente importante para a equipe, composta em sua maioria por moradores do próprio bairro, melhorando assim a geração de emprego e renda na comunidade". Antônio Lopes - Coordenador de Esportes do Instituto Cades
Em Parelheiros, o projeto está sendo executado através da líder comunitária e atleta amadora Maria Amorim, que participou em 2023 do Afro Esporte Fund II, o fundo de apoio ao empreendedorismo esportivo criado pela Afro Esporte.
Agora Maria passa para uma nova etapa, a frente do Espaço Cultural Dona Xica, ela teve seu projeto selecionado em uma curadoria da Afro Esporte para executar o projeto Jagun e junto com CADES, Afro Esporte e Nubank vai assumir a missão de transformar vidas através do esporte.
“Tem sido uma alegria poder proporcionar esportes de grande influência na vida das crianças. Está sendo transformador, inclusive para nós que estamos à frente do projeto e também para as crianças. Tá sendo muito bacana ver todo o engajamento das famílias, das crianças em esportes que não são considerados tão comuns, mas que são também de extrema importância. Quando a gente fala de transformação, eu acredito que independente da categoria do esporte, o esporte é um instrumento de transformação social, de inclusão, de socialização. E é de fato o que tem acontecido aqui no Jagum, aqui em Parelheiros, que tem nos trazido muita alegria e é algo que nos deixa muito felizes". Maria Amorim
Para além das aulas
Além disso, a equipe organizadora também tem promovido ações no bairro para envolver adultos, com caminhadas pelo bairro e irá realizar oficinas de empreendedorismo para os jovens.
Atrair a família da criança e do adolescente para o envolvimento nas atividades, é uma maneira de construir a autoestima funcional de todos que vivenciam o cotidiano daquela comunidade.
Os organizadores
Desde a sua criação, o Afro Esporte tem um objetivo muito certo: dar visibilidade e impulsionar a carreira de atletas negros e LGBTQIAPN+ através do empreendedorismo esportivo e encontrou o Instituto CADES como parceiro nessa jornada. O Instituto Cidadania Através do Esporte, Educação e Cultura (CADES) é uma Organização com mais de 15 anos de atuação, sem fins lucrativos, que nasceu do ideal de democratizar o acesso ao esporte e promover os valores do esporte educacional.
Juntos, estão com o apoio do Nu, a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores.
Para saber mais sobre o projeto, vá até o Espaço Cultural Dona Xica (Rua Serra de Itabaiana, 625) ou mande mensagem para a Afro Esporte aqui: https://www.instagram.com/afroesporte/
Comments