top of page

A importância dos monumentos para aproximar atletas da população

Atualizado: 17 de mai. de 2022

Precisamos aproximar o atleta da população e a construção de monumentos é um grande passo para isso.



No dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural a Prefeitura de São Paulo informou que a cidade irá ganhar cinco estátuas em homenagem a personalidades negras que nasceram ou fizeram história na capital. Um grande avanço! Claro que esse passo é fruto de toda polêmica trazida à tona após o incêndio da estátua do bandeirante escravocrata e responsável pela morte de povos indígenas, Borba Gato.


As personalidades escolhidas para a homenagem foram: a escritora Carolina Maria de Jesus, o músico Geraldo Filme, a sambista Deolinda Madre, o cantor Itamar Assumpção e o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva. Quando vi o nome de Adhemar confesso que meu coração acelerou de emoção. Esse é um passo simbólico e importante para construção de proximidade entre a população e os atletas olímpicos.


Mas não é apenas dizer que construirá. É importante pensar no tamanho, o material, a localização e a manutenção. Aqui do ladinho da nossa casa tem um busto de Luiz Gama com pouco mais de 3m de altura, muitas pessoas passam e não sabem quem é. Enquanto isso, a estátua de borda gato tem 13 metros. Consegue perceber a nada sutil disparidade?


Atualmente dos 367 monumentos de São Paulo apenas 05 são de pessoa negras, de indígenas são 4 e maioria são de homens 169 no total. Teremos um longo caminho para reparar essa ausência de representatividade não apenas em SP, mas em todo Brasil.


Adhemar Ferreira da Silva ainda é o único atleta nacional a conquistar dois ouros consecutivos no principal evento esportivo do planeta. Ele está no Hall da Fama da World Athletics que é a Federação Internacional de Atletismo. Um legado lindo que merece um busto e muito mais. A localização da estátua será o canteiro central da Avenida Braz Leme, no bairro onde o atleta sempre morou na Casa Verde e onde clubes de atletismo surgiram a partir do sucesso dele. Isso representa muito para comunidade.


Quero ver o rosto e os nomes de Adhemars, Melânias, Rebecas, Formigas, Rayssas... estampando monumentos e obras de arte por todo Brasil.


E aí Guilherme Soares Dias, vamos montar a caravana Afro Esporte e Guia Negro ao monumento Adhemar Ferreira?.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page