top of page

A importância do letramento racial para atleta negras e negros


Frequentemente os atletas negros enfrentam preconceitos e discriminação no mundo esportivo. O letramento racial os capacita a reconhecer e responder ao racismo de maneira informada e assertiva, promovendo a igualdade e a justiça no esporte.


É por isso, que todas as 10 atletas selecionadas receberam o livro “Brasil Tumbeiro”, de Mario Aranha, porque essa obra conta sobre grandes e reais personagens que ajudaram na história do Brasil, explicando o que foi a escravidão, como surgiu e o que se tornou, trazendo a história de maneira mais justa, diferente do que nos ensinam nas escolas.


Ancestralidade

sankofa símbolo africano letramento racial
SANKOFA: símbolo africano - "Volte e Pegue"

Entender sua ancestralidade é conhecer sua identidade, é explorar as páginas da história para compreender quem somos. Ninguém consegue ir para frente, sem olhar para trás. O letramento racial desempenha um papel fundamental no entendimento da ancestralidade, pois proporciona um contexto histórico e cultural que enriquece a compreensão das raízes de uma pessoa e de sua linhagem familiar.


E esse entendimento leva à reflexão sobre como a ancestralidade influencia valores, crenças e identidades pessoais. Isso promove um autoconhecimento mais profundo e uma compreensão das influências que moldam a individualidade.


Autoestima

símbolo africana bese saka
BESE SAKA: "Poder"

O letramento racial permite que os atletas pretos compreendam a história, as lutas e as conquistas de suas comunidades. Quando as pessoas adquirem conhecimento sobre suas raízes, fortalecem sua identidade e seu senso de pertencimento, resultando em uma autoestima mais positiva.


O entendimento das lutas, conquistas e contribuições dos negros ao longo do tempo pode empoderar indivíduos a se sentirem parte de uma história maior. Isso aumenta a autoconfiança, permite que enfrente desafios com uma perspectiva mais positiva.


Além disso, capacita as pessoas a desafiarem estereótipos negativos e preconceitos que possam ter sido internalizados. Ao entender a riqueza e a diversidade de suas próprias origens, elas podem se distanciar de visões negativas e, por consequência, elevar sua autoestima.


Luta antirracista

Aya símbolo africano
AYA - "Resistência"

O letramento racial desempenha um papel crucial na luta antirracista, pois proporciona as ferramentas intelectuais e emocionais necessárias para entender, questionar e combater o racismo de maneira eficaz.


Com essa base sólida, é possível que o atleta preto engaje de maneira informada, empática e transformadora com a luta diária contra o racismo. O letramento capacita a pessoa a desafiar o status quo, para trabalhar pela igualdade e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.


O atleta negro, ao estar mais informados sobre questões raciais, pode utilizar sua visibilidade para chamar a atenção para injustiças, contribuindo para uma sociedade mais equitativa.


E você, já estudou sobre letramento racial ou sabe de alguém que precisa entender sobre o assunto?


Comente e mande o link dessa matéria.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page